Horta é excelente opção para pequenos espaços

Muitos moradores de apartamentos, outrora moradores de casas, sentem falta de ter um quintal, jardim ou horta para cuidar. O espaço reduzido do ambiente, ou até mesmo pouca iluminação podem desanimar os amantes do cultivo de plantas. Contudo, um local pequeno não é obstáculo para manter uma área fresca e perfumada. Com criatividade e organização é possível fazer boas colheitas!

Você tem um cantinho com sol na sacada ou na lavanderia? Aí está o melhor lugar para sua horta ficar. Um local adequado para o crescimento das hortaliças é onde elas obtenham cerca de quatro horas de sol por dia.

No mercado existem diversos modelos de vasos, em diversos materiais. Escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Jardineiras, em especial, são ótimas para apartamentos ou pequenos espaços, porque abrigam mudas de diferentes tipos em uma única caixa. As hortaliças também são boas escolhas, pois demandam pouco tempo e cuidado.

Para começar, indicamos um excelente vídeo produzido pela Revista Veja, que ensina como fazer uma horta em menos de três minutos:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Bz4Oo9-oRj4[/youtube]

Material necessário:

– Mudas variadas

– Terra adubada

– Manta térmica

– Argila

– Regador

– Pá

Horta montada, é hora de cuidar para que as mudas cresçam saudáveis. Regue todos os dias, ou a cada dois dias, dependendo do ambiente e da incidência de luz solar. Faça podas regulares, para que as folhas se renovem e cresçam com vigor. A cada dois ou três meses misture adubo ou húmus de minhoca. Isso é vitamina para as plantinhas! Retire folhas velhas, amareladas e secas e verifique periodicamente se não há ataques de pragas.

Reservando cerca de dois minutos ao dia para esses cuidados, você terá um espaço bonito e perfumado, mesmo em uma pequena área. Além de ter sempre à mão temperos frescos e deliciosos. Mãos a obra!

Horta sugerida pelo site revistacasaejardim.globo.com
Modelo indicado pelo oglobo.globo.com