Água: disposição, defesa do organismo e saúde

O corpo humano é formado por quase 70% de água. Todo o funcionamento do organismo como as reações químicas, a respiração, a circulação, os rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, o poder de concentração e a pele dependem de água. Quando falta ou existe pouca água no corpo, o organismo fica prejudicado.

É neste momento que aparecem problemas como cansaço, indisposição, pele e cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade e insônia.

Por tudo isso, todo o líquido perdido precisa ser reposto. Especialistas recomendam beber de dois a quatro litros de água por dia, o equivalente a oito e 16 copos por dia. A quantidade de água ingerida deve levar em conta o estilo de vida, o metabolismo, a estrutura corpórea, o tipo de atividade física praticada e até o clima.

O ideal é criar o hábito de estar sempre próximo de um copo de água. Se o bebedouro da empresa onde você trabalha fica distante da sua mesa mantenha uma garrafa térmica por perto. Se você tem o seu próprio negócio instale bebedouros em todos os setores da empresa. Estimule o seu funcionário a beber bastante água por dia. Este investimento vai significar um aumento da produtividade e na disposição da sua equipe.