Passos essenciais para a compra de um imóvel


Comprar um imóvel requer muito cuidado e atenção, pois geralmente o valor é elevado e pode representar o sonho de uma vida inteira. Por isso, é preciso observar alguns pontos antes de comprar aquele que será o seu “lar, doce lar”.
O primeiro passo é definir quais as prioridades para o imóvel. A sugestão inicial é a definição do tipo de imóvel – casa, apartamento ou terreno. Importante ter em mente a localização desejada e algumas características do imóvel (número de quartos, garagem (s) e área de lazer), além de especificar quanto você está disposto a investir, incluindo seu saldo no FGTS e/ou valor aproximado de um possível financiamento imobiliário.
Atentar para o fato de que nem sempre o “bairro da moda” é o ideal para você, buscando os pontos de referência que mais satisfarão você e sua família, como proximidade com escolas, supermercados, bancos e locais de trabalho.
Depois de tudo isso definido, é hora de colocar “a mão na massa”. Primeiro passo: procure uma imobiliária idônea, devidamente inscrita no CRECI. A assessoria profissional é essencial para que você encontre o que procura sem correr riscos de ver seu sonho se transformar em um pesadelo.
Corretor escolhido chega, então, um dos momentos mais esperados: a visita aos imóveis pretendidos. Durante a visita, aproveite para olhar tudo com atenção e faça todas as perguntas que surgirem ao corretor. Aliás, esse profissional vai lhe auxiliar e indicar os pontos mais importantes, que devem ser observados no imóvel.
Definido o imóvel, começam os trâmites legais para efetivar a negociação. Mais uma vez a importância de procurar uma imobiliária idônea e estruturada. É muito grande a quantidade de documentos necessários para que o negócio seja efetuado de forma ágil e segura e uma imobiliária bem estruturada lhe dará todo este apoio, sem custos extras.
Ao final de todos os processos, com o contrato devidamente assinado, restará a satisfação de ter encontrado exatamente o que procurava, sem dissabores ou dores de cabeça desnecessárias.