Momento é bom para quem quer investir em imóveis

A atual instabilidade política que afeta o país atinge toda a economia, inclusive o mercado imobiliário. Com a queda nos valores dos imóveis, aliada à redução na liberação de crédito para financiamento habitacional, a relação oferta/ procura aumentou muito o estoque de imóveis a venda. Mesmo neste cenário, tem quem se aproveite da situação para aumentar os lucros.

E é justamente neste cenário que surge o questionamento: investir em imóveis é um bom negócio durante a crise? A resposta é sim. Ainda é!

A explicação é simples. Como os preços dos imóveis estão em baixa neste momento, os investidores encontram preços mais atrativos. Em alguns casos, com descontos bem consideráveis, o que resulta em lucro no futuro. Independente de quando o país comece a se recuperar, certamente os preços dos imóveis tendem a subir novamente. E os compradores que investirem agora, terão um retorno mais rápido do dinheiro aplicado.

Um dos principais motivos para a queda de preços é o fato das construtoras estarem com imóveis em estoque. É como já dita a lei de oferta no mercado. Quanto menor a procura, menor o preço. E vice versa. Aliado a isso, as incorporadoras também tem freado seus níveis de produção.

Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias mostram que o estoque de imóveis residenciais e comerciais disponíveis para venda no Brasil chegou a 111,4 mil unidades no fim de abril deste ano, ante 107,4 mil em fevereiro de 2015. O número de unidades lançadas também teve queda. Em abril, foi de 1.580, redução de 52,5% na comparação com o mesmo período de 2015. Mas no acumulado do ano, os lançamentos têm alta de 2,9% se comparados mesmo período do ano passado.

Por isso, no “pós-crise”, a expectativa é que a demanda por imóveis volte a crescer e, em função da construção em baixa, a oferta pode ficar aquém da demanda, pressionando mais uma vez os preços para cima.

Para o investidor que enxergar além da instabilidade que o país vive – comprar agora e vender depois da recuperação da crise – terá ótimos rendimentos. Então, se você possui capital para investir, aproveite o momento. Mas lembre-se: contar com um bom corretor imobiliário, que auxilie na escolha dos imóveis corretos e legalizados é uma dica essencial para se dar bem lá na frente. O momento é de oportunidades, não de milagres.