Como funciona o financiamento habitacional?

A decisão de comprar um imóvel depende, entre outros fatores, da situação financeira do interessado. Se não tiver dinheiro para pagar a vista, uma das alternativas é financiar o pagamento. Os financiamentos, cada vez mais utilizados, são realizados pelos bancos, que pagam ao vendedor do imóvel a quantia que quem compra quer financiar. A partir daí, a relação de compromisso é entre o comprador e a instituição financeira.

Durante esse período, o imóvel fica ligado à pessoa que fez a compra, mas não pode ser negociado sem o consentimento do Agente Financeiro.
Mesmo com a evolução tecnológica, boa parte do processo de financiamento depende de papelada, o que demanda muito tempo de quem quer comprar ou vender um imóvel.

Por isso mesmo, a sugestão é, primeiro definir o imóvel que pretende adquirir, preferencialmente através de uma imobiliária.

Além do maior número de opções para a sua escolha, uma imobiliária bem estruturada dispõe de pessoal para facilitar a busca de toda a documentação, pois é necessário comprovar ao Banco financiador a idoneidade de quem está comprando, de quem está vendendo, bem como comprovar que o imóvel não está impedindo de transferência e/ou de servir como garantia de financiamento.

Condições de financiamento

As taxas de juros dos financiamentos, bem como suas tarifas tem pouca variação entre os agentes financeiros, variando principalmente conforme a renda dos compradores e o valor do imóvel.

Muitos bancos concedem alguns benefícios na concessão dos financiamentos para aqueles que são seus correntistas.

Por isso, vale a sugestão de “negociar” a taxa de financiamento no Banco que tenha relacionamento.

Também poderá contar com o auxilio da imobiliária onde estiver adquirindo o imóvel, que poderá fazer simulação da prestação nos outros Bancos.

Documentos

Separe documentos originais e cópias do RG e CPF (do casal, quando for o caso), dos comprovantes de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração completa de imposto de renda do casal, quando for o caso).

Autônomos podem comprovar renda por meio do contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo de recebimento por trabalhos prestados ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por contador.

Para trabalhadores rurais, ambulantes, diaristas, barbeiros, cabeleireiros, doceiras, entre outros que não tenham conta em banco, é preciso preencher uma ficha de cadastro sob orientação do gerente, que irá informar em cada caso quais são os documentos necessários.

Independente da atividade, normalmente o valor das parcelas do financiamento não pode ser maior que 30% da renda familiar bruta.

Avaliação do imóvel

Após dar entrada ao processo de financiamento no Banco escolhido, dá-se inicio à avalição do imóvel.

Esta avaliação é para saber se seu valor está correto, bem como o estado de habitabilidade do imóvel, e se pode servir de garantia de financiamento. Também neste momento o profissional verifica se o mesmo não tem rachaduras/ infiltrações ou outros vícios de construção que possam comprometer patrimônio.

Tudo aprovado, a partir daí o banco elabora o contrato e pede que comprador e vendedor assinem o documento. O contrato deve ser registrado em cartório e devolvido à agência bancária. Depois disso, é liberado o crédito ao vendedor. Com isso, o comprador começa a pagar as prestações mensais para quitar sua dívida com o banco.
Tipos de financiamento

Atualmente existe algumas modalidade de financiamento, de acordo com a renda do comprador, o valor do imóvel ou mesmo a origem dos recursos.

Em alguns, há a possibilidade de utilização do saldo do FGTS, que pode servir como entrada de pagamento, ou para amortização/ quitação das prestações.