Saiba como usar papel de parede e os diferentes tipos

Eles deixam o ambiente mais bonito, aconchegante e oferecem uma grande variedade de cores, padrões e temas. Os papéis de parede são uma boa alternativa para quem quer incrementar a decoração de um cômodo ou simplesmente se cansou da pintura básica da parede. Mas afinal, qual modelo escolher? E de qual tipo de material? Abaixo separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão!

Tipos de papel de parede

O papel de parede pode ser vinílico, vinilizado, acetinado e de TNT. O vinílico não é indicado para quartos, e sim para áreas de grande circulação, inclusive em estabelecimentos comerciais. Ele recebe esse nome porque tem uma camada de vinil, que o impermeabiliza e o torna menos sensível à água e pode ser limpado com um pano úmido. Pode ser encontrado em diversas cores, estampas e padrões de desenho.

Já o papel de parede acetinado é bastante indicado para decorar quartos. Isso porque ele acumula menos poeira do que outros tipos. Apesar disso, é mais sensível à umidade, e sua limpeza deve ser feita com espanador ou aspirador de pó.

Quanto ao papel de TNT (sigla de Tecido Não-Tecido) é feito de um material mais moderno, mais fácil tanto de instalar quanto de retirar. Esse tipo de produto imita um tecido e resiste melhor a paredes com umidade.

Instalação

Seja qual for o tipo, a instalação é basicamente a mesma para todos. A superfície precisa estar limpa e lisa, sem rachaduras ou furos de prego. A aplicação de uma demão de tinta látex também pode garantir um resultado melhor.

Como calcular quanto vou usar?

Papéis de parede são vendidos por rolo. Segundo o padrão, cada rolo tem 10 metros de comprimento por 50 centímetros, ou 8 metros por 68 centímetros. Para calcular a quantidade a ser comprada, multiplique a largura da parede na qual pretende colocar o papel de parede pela altura da parede. Lembre-se: no caso dos papéis com desenho adicionar uma margem para o encaixe entre as emendas dos desenhos.