Avaliação imobiliária deve ser feita por profissional

O ponto de partida de todo processo de compra e locação é a definição do valor pelo qual o imóvel será anunciado no mercado. Vários aspectos são levados em consideração na hora de determinar esse valor, entre eles localização, estado geral do imóvel, estrutura, documentação. Vale ressaltar que uma avaliação feita de forma incorreta pode trazer prejuízos, gerando supervalorização ou subvalorização do imóvel, dificultando, consequentemente, sua comercialização. Portanto, é essencial que todo o processo de avaliação seja feito por um profissional capacitado.

Embora haja vários métodos para avaliação de imóveis, o mais comumente utilizado é o método comparativo direto de dados do mercado, que leva em consideração variáveis como localização, área construída, padrão de construção, tempo de construção, estado de conservação, categoria de zoneamento em que se enquadra o imóvel. Para chegar a um resultado preciso, o avaliador tem que conhecer as ferramentas matemáticas envolvidas no processo de avaliação, bem como o funcionamento do mercado onde o imóvel está situado, colhendo amostras de imóveis similares negociados recentemente.

Além do início do processo de locação e compra, a avaliação também é utilizada com outros objetivos: avaliação patrimonial de pessoas físicas e jurídicas; inventários; divisão de bens entre casais que estão em processo de separação; nos financiamentos imobiliários ou naqueles em que um imóvel é usado como garantia de liberação de recursos; avaliação para fins de indenização em casos de desapropriações, entre outros.