Um novo desafio para quem busca financiar a casa própria

A mudança nas regras de financiamento de imóveis usados pela Caixa Econômica Federal intimidou quem estava pensando em adquirir um imóvel usado, já que a Caixa é responsável por 70% dos financiamentos no segmento. Antes a instituição financiava 80% do valor do imóvel, agora apenas 50% pode ser negociado.

Mas, a Caixa não é o único banco responsável pelos financiamentos, com a novas regras, outras instituições conquistaram o espaço e ofereceram condições muito atrativas para quem busca comprar um imóvel usado.

Em Joinville e em todo o país, o impacto dessa mudança é muito pequeno, já que a concorrência aumentou e a Caixa ficou no “escanteio”. Na Galeria Imóveis, a alguns anos atrás, o banco público era responsável pelo financiamento de 90% dos negócios, e apenas 10% por outros bancos, hoje, esse dado inverteu, atualmente 90% dos financiamentos são efetuados por outras instituições.

A resposta para essa estabilidade nos negócios é a diversidade de opções disponíveis aos clientes, explica, Sirlei Piccolo, gerente de vendas na Galeria Imóveis. Atualmente a Galeria Imóveis possui uma carteira com mais de mil imóveis usados, as mudanças nas regras da Caixa não foram suficientes para causar uma grande mudança na aquisição da casa própria.

De acordo com a Caixa, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de imóveis financiados aumentou 20%, contribuindo diretamente para essa alteração nas regras de financiamento, já que a instituição precisava se adaptar as demandas do setor.