Aproveite a luz solar por mais tempo

O horário de verão é aquele tipo de situação em que você ama ou odeia. Há quem diga que não consegue acordar no horário certo, que não tem sono para dormir e que o organismo fica atrapalhado. Por outro lado, os fãs defendem que o dia rende mais e ficam com mais ânimo depois do trabalho. Independente de gostar ou não, a maior vantagem é a economia em energia para o país.

Há 23 anos o Brasil adota o horário de verão para que a população possa aproveitar ao máximo a luz natural. De acordo com o portal Eco Desenvolvimento, em 2010 a economia em energia foi de cerca de R$ 4 bilhões e a redução do consumo baixou entre 4% e 5% no maior período de consumo (das 18h às 20h).

Além de ajudar na redução do consumo de energia elétrica, os dias mais longos proporcionam aos ambientes maior exposição à luz natural, evitando problemas com ácaros, fungos e doenças respiratórias, além de proporcionar economia para o bolso.

Veja algumas dicas para aproveitar os raios solares na iluminação de sua casa:

Sempre que possível, facilite a maior entrada de luz natural nos ambientes. Deixe cortinas abertas e prefira janelas altas a largas, assim, a luz do sol penetra em todo o ambiente, acabando com a umidade e dando mais energia.

Coloque espelhos nos cômodos mais escuros da residência, pois eles refletem a claridade e proporcionam sensação de amplitude em locais com ausência de janela, verifique a possibilidade de instalar clarabóias. Além disso, opte por piso e paredes em cores claras, eles aumentam o ambiente.

São muitos os benefícios de um ambiente iluminado pelos raios solares. Estudos indicam que nosso relógio biológico reage de forma favorável aos estímulos naturais, como a luz do dia. É ela que regula fatores naturais do nosso organismo, como apetite e sono. Por conta disso, pesquisas indicam que a presença da iluminação natural em qualquer prédio pode trazer uma melhoria de até 40% no conforto e desempenho de seus ocupantes.

Abra suas cortinas e aproveite o horário de verão para ter claridade por mais tempo!