Novidade na decoração da casa

Ter a casa do jeitinho que sempre sonhou é o desejo de muitas pessoas. A maioria começa por um cômodo, termina. Vai para outro cômodo, termina… e por aí em diante. O fato é que, na mente, há um projeto perfeito, só esperando a execução. Só que às vezes é necessário mudar um pouco os planos, como no caso da vinda de um bebê. E quando essa novidade chega de surpresa, pode causar certo pânico: “E agora? Como é que eu vou montar um quarto de bebê?”.

Oferecer um cômodo lindo e confortável é o sonho de qualquer pai, mas essa decoração possui particularidades que devem ser observadas. Abaixo, mostraremos algumas dicas que lhe auxiliarão a iniciar esta tarefa. Dicas do http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=364

– A euforia da chegada do bebê leva os pais a cometerem exageros na decoração do quarto. Muitas cores, bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e móbiles enfeitam e dão um ar gracioso ao local, mas podem comprometer a saúde e a segurança do recém-nascido.

– Para evitar riscos, são necessários alguns cuidados na decoração, começando pelo berço, afinal, é onde o bebê passará a maior parte do tempo. O espaço adequado entre as barras varia entre 6 e 7,5 centímetros, para evitar que a criança prenda a cabeça. Lençóis e cobertores devem ser presos ao colchão.

– Até dois anos de idade, o bebê não necessita de travesseiro. Conforme Regina Maria Caatucci Gikas, pediatra e presidente do Departamento de Segurança da Sociedade de Pediatria de São Paulo, não há obrigação de protetor lateral no berço, no entanto, se os pais quiserem, não há problemas, desde que sejam simples, sem babados, justamente para evitar alguma asfixia. Mosquiteiros, só se forem fixados no teto, para evitar que o bebê se pendure no suporte.

– O móbile também integra a decoração. Além de enfeitar, é estimulante visual e motor para o recémnascido, mas a pediatra alerta: “é necessário colocá-lo a uma altura que o bebê não alcance, partes do brinquedo podem se soltar e serem engolidas”.

– O acúmulo de poeira é outro ponto ao qual os pais devem estar atentos. Para garantir a saúde da criança, mantenha-a livre da poeira que provoca doenças respiratórias. Substitua bichos de pelúcia pelos de pano, que têm o mesmo apelo visual e são simples de lavar.

– Opte por persianas de PVC em vez de cortinas de tecido, que acumulam pó. No chão, pisos de vinil e tapetes de borracha colorida, de manutenção simples, são ideais. Revestimentos de tecido nas paredes são difíceis de limpar e despertam alergias.

– Os móveis precisam ter design arredondado, para garantir a segurança do bebê no caso de bater com a cabeça. O quarto necessita de uma cômoda para a mãe trocar a criança e colocar as roupas do bebê. O apropriado é que o móvel seja espaçoso, para que o trabalho seja feito sem riscos. Uma poltrona para amamentar também integra a decoração. O móvel adequado é aquele em que a mãe, sentada, consegue encostar a planta dos pés no chão e as costas inteiras no encosto.

– Evite ventiladores e ar condicionado. Em casos de calor extremo, use ventiladores de teto na função exaustor. Coloque telas na janela para evitar insetos. O ambiente deve ser arejado e, de preferência, receber o sol da manhã. Assim, a criança terá noção da noite e do dia. Caso não seja possível, coloque uma luz no ambiente e a mantenha acesa durante o dia.