Após o vestibular, a dúvida: onde é que eu vou morar?

Novembro e dezembro são meses tradicionais de provas de vestibulares e muitos jovens estão vivendo verdadeiras maratonas de dedicação aos estudos. Contudo, além da dúvida quanto à aprovação no vestibular, para alguns paira no ar a incerteza: “e se eu passar, onde é que eu vou morar?”. São os estudantes que deixaram o ninho dos pais para estudar em outra cidade, que, na maioria das vezes, ainda não conhecem.

Nestes casos, é necessário que pais e filhos planejem a mudança com antecedência e cautela. Mesmo com a incerteza da aprovação no vestibular, é importante pesquisar imobiliárias confiáveis, bairros da cidade e referências próximas à universidade.

Ayrton Luiz Piccolo, da Galeria Imóveis, lembra que em Joinville é grande a procura por imóveis indicados para estudantes e orienta: “Quando a pessoa encontrar um imóvel que agrade, já deve providenciar a documentação”. De acordo com Piccolo, os documentos básicos para a locação de um imóvel, para o inquilino são: documentos pessoais e comprovação de renda. Já o fiador deve apresentar também comprovante de residência e de propriedade do imóvel. “Caso o inquilino não tenha fiador, pode optar pelo seguro fiança ou título de capitalização”, completa.