Ideias.Construções ecológicas

Para ajudar o meio ambiente, muitas pessoas separam o lixo, outras economizam água na hora do banho e tem ainda quem desligue as lâmpadas ao sair de um cômodo. São pequenos hábitos que cabem facilmente na rotina dos cidadãos. Para as construtoras restam estratégias que garantam que a selva de pedras seja sustentável e ecologicamente correta. Veja duas ideias que foram vistas na prática e deram certo.
Foto: Divisão de Ciências Laboratoriais

O edifício de Divisão de Ciências Laboratoriais, localizado na Georgia, EUA, foi o primeiro prédio sustentável do governo. Economiza cerca de US$ 175 mil em custos de energia todo ano.Veja o que ele possui:
-Luzes com sensores que detectam quando um local está vazio ou quando a luz solar é suficiente.
-Aproveitamento solar. A construção foi para permitir uma grande entrada de luz solar nos laboratórios, para isso a distancia do chão para o teto é de 4,8 metros de altura.
-Sistema de brise-soleil: estrutura de quebra-sol que absorve a luz e a reflete por toda a construção, ao mesmo tempo em que bloqueia o aquecimento solar.
Foto: Casa Guarda sol

A estrutura localizada em Venice, Califórnia, ganhou um “guarda-sol” de painéis fotovoltaicos, responsável por fornecer 95% da energia da casa.
– Estrutura com ventilação transversal fornece resfriamento significativo.
– Três painéis solares contribuem para o aquecimento da água do estoque de água quente e também da piscina.
– Os materiais de construção misturaram ao concreto materiais recicláveis.
– 85% dos resíduos da construção foram reaproveitados

Fonte: HSW | Uol