Artigo: mídias sociais e o mercado imobiliário

A internet nossa de cada dia

As mídias sociais estão cada dia mais presentes em nossas vidas. Hoje, não ter internet ao alcance da mão, seja no celular, computador ou tablet significa perder tempo.
Muito se fala sobre a dependência que ela causa, mas estou aqui para falar do outro lado, as facilidades que ela proporciona.
Para o mercado imobiliário a internet se tornou uma aliada irreversível. Além de anunciar em sites pagos e impulsionar publicações, ela permite que o usuário tenha acesso de forma espontânea àquilo que é do interesse dele. Com o facebook, por exemplo, é possível definir um público alvo por meio da idade, status de relacionamento, gostos etc. Alguém que está prestes a casar e em busca de um imóvel próprio, ou alguém que separou e quer algo mais íntimo e com menor espaço, são informações que estão disponíveis na rede e que usamos para vender imóveis. Os dados são fornecidos pelo próprio facebook no campo “alcance estimado”. Bom para quem busca e melhor ainda para quem vende.
Além de expor suas preferências, as pessoas também vão atrás do que querem pelas mídias sociais. Sair do trabalho, enfrentar o trânsito para ver as opções de imóveis disponíveis para locação se torna empenhoso, uma vez que você pode conferir tudo pela internet, conversar com o corretor online e mandar um whatsapp confirmando o dia da visita.
De olho nessa mudança de comportamento das pessoas, buscamos estar sempre atentos e inseridos nesse mundo virtual. Blog, canal no youtube, twitter, whatsapp, Fan Page, revista digital e anúncios online em sites de informação e redes sociais são algumas das ferramentas que aderimos. E elas dão retorno tanto nas vendas, quanto no contato.
O nosso facebook, além de receber diversas mensagens de pessoas tirando dúvidas, também mostrou um crescimento rápido nos últimos tempos. Para se ter uma ideia, em outubro de 2012 a página tinha 560 “fãs”, e em janeiro de 2015, mais de 7 mil. Por falar em acesso, o nosso site recebe por mês, mais de 40 mil cliques. Uma prova de que as pessoas buscam na internet um aliado para economizar tempo e dinheiro.
No passado bastava uma placa em frente de casa e pronto, o negócio estava fechado. Hoje até a linha de comunicação precisou ser alterada. Ao montarmos um anúncio, por exemplo, temos o cuidado de colocar o DDD (código para Discagem Direta à Distância) antes do telefone. Precisamos lembrar que na Internet o anúncio poderá ser visto tanto por um morador do bairro vizinho, quanto por um possível cliente em potencial que está em outro Estado. A arte de vender imóvel precisou se reciclar para acompanhar esse público que vive online. E nós, é claro, estamos conectados.
Ayrton Luiz Piccolo, proprietário da Galeria Imóveis.
piccolo@galeriaimoveis.com.br;
(47) 3028-6788