Financiamento com recursos do FGTS é um bom negócio

O Fundo de Garantia rende apenas 3% ao ano; investido em imóveis é muito mais rentável

Elevação da taxa de juros, redução do limite máximo de financiamento, crise econômica. Esses fatores, presentes em todos os veículos de comunicação nos últimos meses, podem assustar os desavisados que pretendem fazer um financiamento para a compra da casa própria. Porém, investir em imóveis continua a ser um bom negócio! Principalmente com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A Caixa Econômica Federal (CEF) elevou a taxa de juros e reduziu o limite máximo de financiamento de imóveis usados de 80% para 50% nos casos que utilizem recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), ou seja, a redução do limite no percentual de financiamento é somente para os financiamentos com recursos da Caderneta de Poupança. No entanto, as regras continuam iguais para operações usando recursos do FGTS e para o programa Minha Casa Minha Vida.

As pessoas que têm possibilidade de utilizar os recursos do FGTS para a compra de um imóvel, devem fazê-lo sem pestanejar. Isso porque o Fundo de Garantia rende juros de 3% ao ano, inferior à rentabilidade observada nas demais opções de aplicações existentes no mercado financeiro.

Além disso, os imóveis valorizam acima da inflação e o FGTS, abaixo. “Certamente a valorização do imóvel será maior que o rendimento do FGTS e, caso a pessoa opte por alugá-lo, o valor do aluguel muito provavelmente também será maior”, destaca o proprietário da Galeria Imóveis, Ayrton Piccolo.

Piccolo lembra ainda que “todos os bancos privados continuam a financiar a compra de imóveis, com taxas e prazos semelhantes aos da Caixa e ainda, o comprador também pode utilizar seu FGTS financiando nesses outros bancos”.

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado na década de 1960 com o objetivo de oferecer uma proteção ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Mensalmente, o empregador deposita 8% do valor do salário do trabalhador em uma conta na CEF. Para a utilização do FGTS para a compra de imóvel, o comprador não poderá possui imóvel residencial na cidade onde mora.

Para tirar dúvidas dos clientes sobre o assunto, a Galeria Imóveis lançou uma campanha: http://www.galeriaimoveis.com.br/comunicacao/landingpagefgts/