Momento continua bom para compra de imóveis

Em meio a tantas notícias sobre crise, quem pensa em adquirir um imóvel, inevitavelmente se pergunta: Será que esse é o momento certo para comprar? Para o diretor da Galeria Imóveis, Ayrton Piccolo, a resposta é positiva. Segundo ele, Joinville possui uma condição diferenciada e não pode ser incluída na média nacional. Aqui, os investimentos continuam, novas empresas se instalam, trazendo com elas novos moradores para a cidade, e a busca por moradia segue alta.

Mesmo com algumas alterações nos financiamentos imobiliários e a elevação de juros, as vendas de imóveis continuam a acontecer em um bom ritmo. “O mercado continua movimentado. Nossas vendas, até maio, estão superiores ao mesmo período do ano passado”, revela Piccolo. Claro que, o cenário está diferente e este é um ano de desafios. Vencê-los depende muito da postura que se adota. “Essa onda de reclamações deixa um cenário ou pouco negativo para as pessoas. É preciso fazer algo para reverter a situação e não ficar apenas reclamando”, fala.

Investimento

Um fato é incontestável: para quem tem dinheiro para pagar o imóvel à vista, o momento é excelente, pois assim pode-se negociar condições e descontos bem favoráveis. Quem quer comprar como forma de investimento também pode aproveitar a ocasião. “Com dinheiro na mão você, certamente, consegue fazer bons negócios”, afirma Piccolo.

Porém, caso não possua o dinheiro para uma compra à vista, os financiamentos continuam sendo uma ótima opção de compra. No início deste ano, a Caixa Econômica Federal (CEF) reduziu para 50% o percentual para financiamentos com recursos da Caderneta de Poupança, mantendo praticamente inalteradas as outras linhas de crédito. Outra alternativa, cada vez mais comum, é financiar a compra através dos bancos privados, que estão praticando taxas muito semelhantes à CEF e financiando 70% do valor do imóvel, podendo chegar até 80% em alguns casos.

Foto: Ayrton Luiz Piccolo – proprietário da Galeria Imóveis