Dicas para aumentar as chances de vender um imóvel

Deixar o imóvel em bom estado é essencial, mas não invista em grandes reformas

Não é novidade para ninguém que o Brasil passa por um momento complicado. No entanto, a crise financeira não deve abalar o processo de vendas, seja de um imóvel ou de qualquer outro bem. Na verdade, é preciso perceber as oportunidades que surgem em momentos de crise e aproveitá-las! Claro que vender um imóvel em tempos menos favoráveis pode demandar um pouco mais de tempo, mas algumas providências podem aumentar as chances de venda.
Para começar, deixe o preço na média. O proprietário tem, muitas vezes, a tendência de supervalorizar seu imóvel, até porque quase sempre há sentimentos envolvidos. Por esta razão é muito importante o trabalho do corretor, profissional capacitado para avaliar o imóvel de maneira correta.
Se o imóvel estiver vazio, atenção para a apresentação. Ele precisa estar em boas condições. É preciso concentrar-se em detalhes, trocar azulejos e pisos quebrados, maçanetas, tomadas com defeito e janelas emperradas. Não deixar o jardim virar um matagal. Se o imóvel estiver ocupado, é essencial manter tudo arrumado e não deixar à mostra objetos muito íntimos. De preferência, optar por pintar as paredes de branco. Mas, atenção: o imóvel precisa estar em boas condições para ser vendido, mas não é aconselhável fazer grandes reformas. O dinheiro investido pode não ser recuperado na venda.
Propaganda é a alma do negócio. É preciso que o imóvel seja visto pelo maior número possível de pessoas, o que aumenta bastante a chance de aparecer interessados em comprá-lo. Na hora de escolher a imobiliária que vai ficar responsável pela venda, é aconselhável observar como ela divulga seus imóveis. “A Galeria Imóveis, por exemplo, está presente em diversos portais da internet e nas redes sociais, além de possuir um site, um blog e fazer anúncios em jornais, revistas, rádio e televisão”, conta o proprietário Ayrton Piccolo.
Avaliar contrapropostas e faça concessões. Se o proprietário, a princípio, só aceitava pagamento à vista, deve considerar a possibilidade de um financiamento. O dinheiro demora cerca de 45 dias para chegar, mas pode valer a pena esperar.