8 dicas para fazer mudança sem dor de cabeça

1 ORGANIZE-SE COM ANTECEDÊNCIA

Assim que a data da mudança for definida, reserve uma semana para empacotar os objetos de cada cômodo. Dessa forma, tal etapa será realizada com calma, sem correria.

2 ENCONTRE A EMPRESA PARA O TRANSPORTE

Para não ter problemas com a disponibilidade de datas, inicie a pesquisa e solicite orçamentos com cerca de três meses de antecedência. Certifique se, no custo do transporte, estão inclusos o seguro do que será transportado e os materiais para embalar como plástico bolha, caixas e outros itens.

3 FAÇA UM PENTE FINO

Separe roupas e sapatos não são usados, como também móveis, objetos e eletrodomésticos que não serão aproveitados. Assim, você determina aquilo que irá manter e o que pode vender ou doar.

4 EMPACOTAMENTO PARTICULAR

Caso os materiais para empacotar não sejam providenciados pela empresa de transporte, é preciso adquirir alguns itens essenciais: caixas, canetas do tipo pincel atômico, plástico bolha, fita adesiva e etiquetas. As aberturas das caixas, tanto em cima como embaixo, devem ser bem fechadas com fita adesiva, para que não abram ao serem carregadas. Escreva a palavra “frágil” naquelas que acondicionarem os objetos delicados e faça setas indicando o lado de cima.

5 OBJETOS DELICADOS

A fim de proteger objetos delicados como espelhos, porcelanas e taças durante o transporte, o ideal é embalá-los individualmente usando plástico bolha. Para que peças grandes (geladeira, fogão e televisão, por exemplo) não “ganhem” arranhões após a mudança, preserve-as enrolando-as em mantas ou até mesmo em cobertores velhos.

6 MUDANÇA DE ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS

Na semana anterior à data da mudança, solicite a transferência dos serviços como telefone, TV por assinatura e internet para o novo endereço. Também é importante pedir a alteração de titularidade do serviço de energia elétrica da futura residência.

7 ALIMENTOS REFRIGERADOS

Na semana anterior à mudança, tente consumir ao máximo os alimentos que já estão abertos na geladeira e faça uma limpeza geral na nova casa. Cheque se as tomadas, torneiras e descargas do imóvel a ser ocupado estão funcionando.

8 – CONCLUINDO A MUDANÇA

Após finalizar o transporte e distribuir as caixas sinalizadas em seus respectivos cômodos, escolha um ambiente conforme sua prioridade e comece a desempacotar e a guardar os objetos. Não inicie a organização de vários cômodos ao mesmo tempo. O ideal é apenas começar a arrumação de um ambiente após finalizar o anterior. Primeiro organize a casa, para depois, com a residência funcionando, lavar e limpar o que demandar tal cuidado.