Saiba mais sobre os tipos e sabores de vinho

Muitos não sabem, mas o sabor de um vinho é construído através do contato da bebida com vários dos nossos sentidos: o paladar (ativado no contato da bebida com as papilas gustativas), o olfato (aguça o sabor da bebida com os aromas que percebemos em cada tipo de vinho), e a visão (que permite criar uma expectativa daquele copo que estamos prestes a saborear).

Por isso, ao provar uma taça de vinho, devemos estar prontos para usar todos esses artifícios para aprender a identificar e diferenciar os tipos de vinhos e safras que estão disponíveis no mercado dessa bebida tão apaixonante.

Classificando um vinho

A classe do vinho ajuda a definir a graduação alcoólica e o estilo da bebida que você vai consumir. Você pode verificar essa informação no rótulo da bebida ou, em alguns casos, observando aspectos específicos da sua composição ao ser servido em um copo.

  • Vinhos de mesa: graduação alcoólica de 10 a 13º, podendo variar entre finos, nobres, especiais, comuns, frisantes ou gaseificados;
  • Vinhos leves: graduação alcoólica de 7 a 9,9º;
  • Champagne: espumante e com gradação alcoólica de 14 a 18º;
  • Vinhos compostos: preparados com a adição produtos de origem animal, vegetal, óleos ou outros ingredientes, com graduação alcoólica de 15 a 18º;
  • Vinhos licorosos: vinho com aspecto de licor, com graduação alcoólica de 15 a 18º.

Cores dos vinhos

A cor geralmente tem relação com o tipo de uva utilizada para a preparação, assim como com o seu processo de fermentação. Existem três colorações de vinho para consumo:

  • Vinho tinto: feito a partir de uvas de coloração avermelhada ou roxa.
  • Vinho branco: elaborado a partir da fermentação de uvas brancas ou escuras, porém sem o uso da casca.
  • Vinho rosé: elaborado a partir de uvas escuras, porém que liberam pouca coloração ao processo de fermentação. Podem também ser um blend de uma preparação tinta e outra branca, resultando na coloração rosa suave.

Teor de açúcar

O teor de açúcar de um vinho permite classificar a bebida de acordo com uma das múltiplas facetas do seu sabor, já que a acidez, o amargor e o aroma do vinho também podem influenciar na sua percepção ao consumir essa bebida.

  • Vinho seco (ou brut): preparado com até 5g de açúcar a cada litro da bebida;
  • Vinho suave: preparado com mais de 20g de açúcar a cada litro da bebida;
  • Vinho demi-sec: preparado com 5 a 20g de açúcar a cada litro da bebida.

Exemplos de vinhos e suas classificações

Cabernet Sauvignon

Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.

Malbec

A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.

Merlot

A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.

annat

A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlotspara ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.

Pinot Noir

A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.

Chardonnay

Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.