Como as cores podem influenciar nos ambientes

Uma casa bem decorada e com a correta aplicação das cores, sem dúvida reflete a personalidade do proprietário e ao mesmo tempo valoriza o imóvel. Além disso, o uso correto das cores pode aumentar a eficiência nas atividades, elevar a moral, reduzir ou aumentar a intensidade de luz, diminuir o esforço visual, ampliar ou reduzir espaços e aprimorar a segurança.

Por isso, veja as dicas que preparamos abaixo:

Cores claras: tem o poder de deixar o ambiente maior do que realmente é. Porém, possuem também a característica de aproximação em direção ao observador, podendo limitar e consequentemente reduzir visualmente o espaço. Por exemplo, se você tem um corredor estreito e muito comprido, desejando diminuir seu comprimento, “aproxime” a parede do fundo pintando-a com cor clara. Desta forma o corredor parecerá mais curto, limitado.

Cores escuras: assim como os tons claros, as cores escuras também possuem a característica de afastamento em direção ao observador. Por exemplo, num hall de entrada, se você tem a parede do fundo muito próxima da porta, deixando o ambiente  com pouca profundidade, pintando-a com uma cor escura você terá a impressão de que esta parede está mais afastada e a impressão será de ampliação desse espaço.

Ambientes altos e baixos: no caso de espaços altos onde queira rebaixar a altura do pé-direito, pinte o teto da mesma cor das paredes ou com um tom mais escuro para um rebaixamento maior. No caso de espaços baixos onde queira aumentar a altura do pé-direito, pinte o teto com uma cor mais clara que as paredes ou de branco.

Área de alimentação: para sala de jantar e cozinha, as cores apropriadas que nos estimulam a fome são todas as gamas de cores “quentes”: amarelo, laranja, vermelho e ocre. Não use cores “frias”: azul, lilás, roxo e tons de cinza, pois estas inibem a fome.

Quartos: opte pelas cores “frias” como tons de azul e lilás que acalmam e nos ajudam a relaxar. O verde é uma cor estável, de equilíbrio, não estimula nem acalma, portanto, pode ser também utilizada. As cores “quentes” como tons de amarelo, laranja e vermelho devem ser utilizados com cautela, em pequenos detalhes de decoração para não causar agitação.

Banheiros: aqui, onde o item limpeza é de grande importância, o ideal é colocar cores claras para que a sujeira fique visível e o banheiro sempre limpo. Branco, bege, creme, cinza, verde e azul claros são boas opções para iluminar o banheiro e deixá-lo aparentemente maior.

Áreas de trabalho e estudo: um escritório, seja dentro de casa ou fora, tem de apresentar um tratamento visual atraente, estimulante e deve ter sua própria identidade. No geral, é recomendado o contraste entre as cores das paredes e dos móveis. Para estimular as atividades intelectuais e nos deixar ativos, podem ser utilizadas as cores amarela, laranja, marrom e ocre.