Mitos e verdades na hora de pintar as paredes

Se sua casa acabou de ser construída ou se você só quer mesmo dar uma renovada nas paredes, com certeza está às voltas com latas de tintas e se perguntando: e agora? Que tom escolher, qual a melhor tinta para cada ambiente? Para ajudar um pouquinho nessa tarefa, listamos a seguir alguns mitos e verdades sobre o processo de pintura de paredes. Confira!

1 – Tons mais claros deixam o ambiente mais iluminado. Verdade.

Pensar em tons claros para iluminar um ambiente é válido, mas também é preciso se preocupar com a iluminação, pois a luz é que faz toda a diferença em um espaço. O ideal, para não correr o risco de errar, é testar a cor escolhida com as três luzes do dia: manhã, tarde e noite.

2 – As cores das paredes interferem no tamanho do cômodo. Mito.

As cores não alteram o tamanho do cômodo, é óbvio, mas podem mudar a percepção que se tem deles. Cores claras dão impressão de amplitude; já tonalidades escuras, usadas na parede frontal de um quarto, por exemplo, “alongam” o ambiente.

3 – A cor da fachada deve combinar com a cor interna. Mito.

A cor da fachada deve combinar com o estilo da casa, cor dos portões, portas, janelas. Para os ambientes internos, o tom das paredes deve harmonizar com os móveis e elementos decorativos.

4 – Escolher uma marca de tinta mais barata ajuda a economizar. Mito.

Escolher tintas mais baratas nem sempre é um bom negócio. Isso porque as tintas de qualidade superior (mais caras) costumam ter maior quantidade de pigmentos, resultando em uma aplicação melhor, com menos demãos de tinta.

5 – É necessário diluir a tinta. Verdade.

Esse é um dos principais processos que interferem no resultado da pintura. A tinta deve ser diluída exatamente como explicado na embalagem.

7 – Usar chave de fenda para diluir a tinta interfere em sua qualidade. Verdade.

O ideal é usar um mexedor no formato de régua, como uma espátula.

Enfim, seja qual for a cor que você escolher, o que desejamos é que você e sua família vivam sempre em paz e harmonia no seu lar.