Qual o melhor piso para sua casa?

Na hora de escolher o piso de um ambiente é preciso levar em consideração aspectos que vão muito além da estética. Antes de optar pelo revestimento pare e pense: o local é de alto tráfego? A área recebe luz solar direta? É uma área molhada? Essas e outras perguntas irão determinar qual o melhor piso para cada espaço. Para te ajudar seguem, abaixo, algumas informações sobre os principais pisos existentes no mercado:

PORCELANATO: É o queridinho do momento. Ideal para lugares de alto tráfego e áreas molhadas, pois apresenta alta resistência mecânica e baixíssima absorção de água. É produzido com uma mistura de argila e minerais e é encontrado em diversos tamanhos, inclusive em formato de réguas, com aspecto de madeira.

CERÂMICA: Altamente resistente, é produzida somente com argila. Possui uma variedade muito grande de tamanhos e padrões, o que a torna uma excelente opção. Os preços variam bastante e a cerâmica pode ser aplicada em qualquer ambiente da casa.

PASTILHAS: Disponíveis em diversos materiais (vidro, porcelana, pedra natural, aço inox e madeira), devem compor a decoração como detalhe, revestindo parte de paredes.

LAMINADOS: Compostos por lâminas de madeira em larguras e comprimentos variados, oferecem praticidade e economia. Com preço acessível, a instalação é prática e limpa, já que as peças são de encaixe e utilizam uma cola específica. Os laminados devem ser evitados em ambientes com alta exposição solar e em áreas molhadas como cozinha, banheiro e lavanderia.

PISO VINÍLICO: Produzido em PVC, é flexível e colocado em cima do piso já existente no local onde vai ser instalado, o que facilita e agiliza a obra. Possui entre dois e três milímetros de espessura, é naturalmente acústico e tem propriedade antialérgica (o que o torna uma excelente opção para quartos infantis). O preço é bastante acessível.