Número de apartamentos triplica em Joinville

As notícias boas no mercado imobiliário têm gerado muitas esperanças para os profissionais do setor. Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, com mais de 500 mil habitantes e nos últimos anos deu passos importantíssimos na verticalização urbana, ou seja, na construção de prédios.

Para quem é turista ou até mesmo morador novo, é comum se espantar com os poucos prédios que Joinville possui, comparando com cidades do mesmo porte como Londrina no Paraná, ela possui poucos edifícios e a imagem, com toda certeza é bem diferente das outras cidades.

Mas essa realidade está mudando, entre os anos de 2000 e 2017, o número de apartamentos triplicou – de 11.219 passou para 31.747 imóveis do gênero. Esses dados também são confirmados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a última pesquisa realizada no ano de 2016, a quantidade de apartamentos cresceu bastante, passando de 9,3% para 15,89%.

Outro ponto interessante no setor é que de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon), a tendência nos últimos dois anos em grandes centros urbanos é consumir o estoque de imóveis já existentes e não os lançamentos e aqui não é diferente, os consumidores acompanharam esse processo e continuam comprando os imóveis já prontos.

Um dos fatores de tantas casas, é que os moradores sempre preferiram e optaram pela aquisição e construção de residências. No entanto, o déficit de grande parte da população e os bons preços dos apartamentos tem feito com que eles se tornem uma escolha de peso na hora de comprar o imóvel. Outra opção muito buscada por quem ainda prefere morar em casa é os condomínios fechados, pois oferecem muito mais segurança e tranquilidade.

No quesito “verticalização”, Joinville ainda está apenas no começo, a mudança está meio tímida, mas o número de empreendimentos está crescendo na cidade, principalmente condomínios fechados nos bairros, oferecendo cada vez mais opções para quem está mudando as suas preferências.