O ano para comprar o seu imóvel: confira as tendências econômicas para 2019

Pensando em comprar ou vender um imóvel? 2019 é o ano para você realizar esse sonho! Segundo especialistas a economia brasileira irá ter uma retomada em tanto, principalmente no mercado imobiliário. Pensando nisso, hoje vamos falar especialmente de algumas tendências para este ano, confira!

Facilidade de crédito para financiamento

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a principal norteadora das operações de crédito. Uma das estratégias do Governo Federal para tirar o Brasil da crise é fazer com que esse indicador tenha uma queda.

Como ela é utilizada também como taxa básica de juros, a sua redução tem um impacto direto sobre a oferta de crédito imobiliário, melhorando os negócios para quem quer comprar um imóvel, com mais chances de obter um financiamento com juros mais baixos.

Em 2018 essa taxa chegou a 6,5%, mas a expectativa é de que em 2019 ela mantenha um patamar mais baixo. 

Essa redução pode voltar a atrair investidores para a poupança, já que ela está bem mais cotada, voltando o otimismo das famílias em poupar dinheiro.

Queda na inflação

Tão esperado por grande parte da população, a queda na inflação irá aquecer o mercado imobiliário, afinal ela é um dos principais vilões, pois diminui a confiança do consumidor, fazendo com que ele desista de compras a longo prazo.

Segundo os especialistas, em 2019 estaremos passando por um ciclo de recuperação, a expectativa é que a inflação se mantenha abaixo da meta em 2019, criando um cenário muito positivo para a economia.

Com um ambiente em recuperação, o setor da construção civil tem mais interessados, lança novos empreendimentos e movimenta ainda mais a economia.

Aumento da confiança do consumidor

A palavra crise já deixa de ser assunto em todos os lugares, a palavra da vez é confiança do consumidor, afinal ela está se recuperando, alimentando a ideia de comprar um imóvel novo este ano.

Isso tudo porque houve uma queda nas taxas de juros, as ofertas são menores e as mudanças nas regras do Minha Casa, Minha Vida acabaram tendo um impacto direto sobre o otimismo do consumidor.

Quer saber mais sobre essas e outras novidades do mercado imobiliário? Entre em contato com os nossos corretores.

Fonte: infomoney e Blog Moving